A dengue é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti. A doença é uma das principais causas de internações e mortes por doenças infecciosas no Brasil.
O vírus da dengue é um arbovírus, ou seja, um vírus transmitido por artrópodes. O vírus da dengue pertence à família Flaviviridae e é classificado em quatro sorotipos: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4.
A dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. O mosquito adquire o vírus ao picar uma pessoa doente e transmite o vírus para outra pessoa ao picar.
Os sintomas da dengue podem variar de leves a graves. Os sintomas mais comuns da dengue são:
- Febre alta (39°C a 40°C);
- Dor de cabeça intensa;
- Dor atrás dos olhos;
- Dor muscular e nas articulações;
- Falta de apetite;
- Náusea e vômitos;
- Manchas vermelhas na pele;
- Erupção cutânea.
O diagnóstico da dengue é feito por meio de exame laboratorial. O exame mais comum para diagnosticar a dengue é o teste de ELISA, que detecta a presença de anticorpos contra o vírus da dengue no sangue.
Não existe um tratamento específico para a dengue. O tratamento da dengue é feito para aliviar os sintomas da doença. O tratamento geralmente inclui:
- Repouso;
- Hidratação;
- Analgésicos e antitérmicos para aliviar a febre e a dor;
- Medicamentos para tratar vômitos e náuseas.
Em alguns casos, a dengue pode evoluir para uma forma grave da doença. As complicações mais graves da dengue são:
- Hemorragia;
- Choque;
- Insuficiência renal;
- Insuficiência cardíaca;
- Insuficiência respiratória;
- Morte.
A melhor forma de prevenir a dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Para isso, é importante:
Eliminar os criadouros do mosquito, como água parada em pneus, vasos de plantas, garrafas, baldes e outros objetos;
Manter as caixas d'água e os reservatórios de água limpos e tampados;
Colocar telas nas janelas e portas;
Usar repelentes de insetos.
dengue
vírus da dengue
mosquito Aedes aegypti
sintomas da dengue
diagnóstico da dengue
tratamento da dengue
complicações da dengue
prevenção da dengue
Resumo
A dengue é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti. A doença pode ser leve ou grave, e as complicações mais graves podem ser fatais. A melhor forma de prevenir a dengue é evitar a proliferação do mosquito.
WebFrequente em regiões de clima tropical e endêmica no território brasileiro, a dengue é uma doença infecciosa que pode se manifestar de forma branda ou grave, a. WebO que é Dengue? Dengue é uma doença causada por vírus e transmitida, principalmente, pela picada de um mosquito da família Aedes , em especial o Aedes aegypti , o mesmo. WebA dengue é a arbovirose urbana mais prevalente nas Américas, principalmente no Brasil. É uma doença febril que tem se mostrado de grande importância em saúde pública nos.
Dengue: o que você precisa saber sobre a doença! - Brasil Escola - Source: Brasil Escola - UOL
Dengue: conheça as causas, sintomas e prevenção - Source: Zelas Saúde
Será que é dengue? - Policonsultas - Source: Policonsultas
O Que Que é Dengue, O que é dengue, 4.49 MB, 03:16, 117,955, Minha Vida, 2011-10-13T15:27:33.000000Z, 2, Dengue: o que você precisa saber sobre a doença! - Brasil Escola, Brasil Escola - UOL, 400 x 600, jpg, , 3, o-que-que-e-dengue
O Que Que é Dengue. WebO que é Dengue? A dengue é uma doença que provoca sintomas como febre, manchas vermelhas na pele e dor no corpo. Ela é causada por um vírus.
Você sabe o que é a dengue? Febre alta, dores no corpo e manchas na pele são sintomas da doença. Saiba como preveni-la na reportagem de Danilo Sala para a TV Minha Vida.
Para saber mais sobre dengue, acesse: minhavida.com.br
O Que Que é Dengue, WebO que é Dengue? Dengue é uma doença causada por vírus e transmitida, principalmente, pela picada de um mosquito da família Aedes , em especial o Aedes aegypti , o mesmo. WebA dengue é a arbovirose urbana mais prevalente nas Américas, principalmente no Brasil. É uma doença febril que tem se mostrado de grande importância em saúde pública nos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário