As questões de filosofia do Enem costumam abranger um amplo espectro de temas, mas alguns assuntos são mais recorrentes do que outros. Com base em uma análise das últimas provas, é possível identificar os seguintes tópicos como os mais cobrados:
A filosofia antiga é um período que abrange o desenvolvimento da filosofia ocidental desde seus primórdios, na Grécia Antiga, até o fim da Idade Média. As questões do Enem sobre filosofia antiga costumam abordar os seguintes filósofos e temas:
A filosofia moderna é um período que abrange o desenvolvimento da filosofia ocidental a partir do Renascimento até a Revolução Francesa. As questões do Enem sobre filosofia moderna costumam abordar os seguintes filósofos e temas:
A filosofia contemporânea é um período que abrange o desenvolvimento da filosofia ocidental a partir da Revolução Francesa até os dias atuais. As questões do Enem sobre filosofia contemporânea costumam abordar os seguintes filósofos e temas:
Os assuntos mais cobrados em filosofia no Enem são:
* Filosofia antiga: Sócrates, Platão e Aristóteles, ontologia, epistemologia, ética e política.
* Filosofia moderna: René Descartes, John Locke, Immanuel Kant, David Hume, Jean-Jacques Rousseau e Iluminismo.
* Filosofia contemporânea: Karl Marx, Friedrich Nietzsche, Søren Kierkegaard, Martin Heidegger, Michel Foucault e Jacques Derrida.
A melhor maneira de estudar para a prova de filosofia do Enem é conhecer os principais assuntos cobrados e os filósofos mais importantes. Para isso, é recomendável ler livros didáticos, artigos científicos e assistir a vídeos e aulas online. Também é importante praticar a resolução de questões de prova.
Ao responder às questões de filosofia do Enem, é importante:
* Ler atentamente o enunciado da questão.
* Identificar o tema da questão.
* Analisar os argumentos apresentados na questão.
* Refletir sobre a resposta correta.
Os principais erros que os alunos cometem na prova de filosofia do Enem são:
* Não estudar os principais assuntos cobrados.
* Não conhecer os filósofos mais importantes.
* Não ler atentamente o enunciado da questão.
* Não identificar o tema da questão.
* Não analisar os argumentos apresentados na questão.
* Não refletir sobre a resposta correta.
É importante ressaltar que a prova de filosofia do Enem não é uma prova de decoreba. O aluno deve ser capaz de compreender os conceitos filosóficos e refletir sobre eles de forma crítica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário