A linguagem culta é uma variação da língua portuguesa que é utilizada em situações formais, como no meio acadêmico, em textos jurídicos e outros de maior prestígio social e econômico. Ela também é utilizada no Enem e em outros vestibulares, sendo uma obrigatoriedade na produção textual.
A linguagem culta apresenta as seguintes características:
A linguagem culta é importante por diversos motivos, entre eles:
A norma culta é um conjunto de padrões linguísticos usados habitualmente pela camada mais escolarizada da população. Ela é baseada nas regras gramaticais estabelecidas pela Academia Brasileira de Letras.
A principal diferença entre linguagem culta e linguagem coloquial é o contexto de uso. A linguagem culta é utilizada em situações formais, enquanto a linguagem coloquial é utilizada em situações informais.
As principais características da linguagem coloquial são:
Não, a linguagem culta não é a única forma correta de falar e escrever. Cada situação comunicativa exige um determinado nível de formalidade, e a linguagem deve ser adaptada de acordo com o contexto.
No entanto, a linguagem culta é a forma mais adequada para situações formais, como em ambientes acadêmicos e profissionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário