quinta-feira, 23 de novembro de 2023

O Que é Xilema E Floema

Table of Contents [Show]

    Os tecidos condutores, xilema e floema, são essenciais para a sobrevivência das plantas. Eles são responsáveis pelo transporte de água e nutrientes do solo para as folhas, e de substâncias produzidas nas folhas para outras partes da planta.

    O xilema, também conhecido como lenho, é responsável pelo transporte de água e sais minerais do solo para as folhas. É constituído por células mortas, que possuem paredes celulares espessas e impregnadas de lignina, uma substância que confere rigidez e resistência ao xilema.

    Os vasos do xilema são divididos em dois tipos: traqueídes e elementos de vaso. As traqueídes são células longas e finas, que se comunicam entre si por poros. Os elementos de vaso são células mais curtas e largas, que se comunicam entre si por aberturas laterais.

    O floema, também conhecido como líber, é responsável pelo transporte de substâncias produzidas nas folhas para outras partes da planta, como açúcares, aminoácidos, hormônios e vitaminas. É constituído por células vivas, que possuem paredes celulares delgadas e cheias de cloroplastos.

    Os vasos do floema são divididos em dois tipos: células companheiras e fibras floemáticas. As células companheiras são células pequenas e alongadas, que estão associadas aos tubos crivados, as células responsáveis pelo transporte de substâncias no floema. As fibras floemáticas são células longas e finas, que fornecem suporte ao floema.

    Xilema e floema são tecidos condutores, encontrados em todas as plantas vasculares. Eles são responsáveis pelo transporte de água e nutrientes do solo para as folhas, e de substâncias produzidas nas folhas para outras partes da planta.

    O xilema é responsável pelo transporte de água e sais minerais do solo para as folhas. A água é absorvida pelas raízes e transportada pelo xilema até as folhas, onde é usada na fotossíntese. Os sais minerais são absorvidos pelas raízes e transportados pelo xilema até as outras partes da planta, onde são usados para a construção de tecidos e órgãos.

    O floema é responsável pelo transporte de substâncias produzidas nas folhas para outras partes da planta. Essas substâncias incluem açúcares, aminoácidos, hormônios e vitaminas. Os açúcares são produzidos nas folhas durante a fotossíntese e são transportados pelo floema para outras partes da planta, onde são usados para a respiração, o crescimento e o desenvolvimento. Os aminoácidos são usados para a síntese de proteínas, os hormônios são usados para controlar o crescimento e o desenvolvimento da planta, e as vitaminas são essenciais para o metabolismo.

    Xilema e floema estão presentes em todos os órgãos das plantas vasculares. No caule, eles estão localizados na região central, formando o chamado cilindro vascular. Na raiz, eles estão localizados na região mais externa, formando o córtex. Nas folhas, eles estão localizados na nervura central.

    O xilema é um tecido morto, que se mantém rígido e resistente por causa da lignina. O floema é um tecido vivo, que morre após a morte da planta. Os restos do xilema e floema formam o lenho e o líber, respectivamente.

    See Also

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário